A Formação dos Estados absolutistas
A Formação dos Estados absolutistas
Estado Absolutista
Estado absolutista é o modelo de governo em que todo o poder e autoridade estão concentrados na mão do rei. Nesse tipo de governo, o rei está totalmente identificado com o Estado.
As correntes que defendem o estado absolutista são embasadas nas doutrinas da soberania do Estado e no absolutismo do direito divino.
Conceito
A doutrina da soberania do Estado foi descrita por Jean Bodin (1530 - 1596). Essa teoria defende que o poder supremo era concedido por Deus e os súditos devem somente obedecer.
Por esse pensamento, o rei é considerado o representante de Deus e só deve obediência a Ele. O trono é considerado divino. Também não há restrição para o poder do rei.
No modelo do estado absolutista, a ordem só pode ser preservada pela autoridade ilimitada do rei.
Estado Absolutista na Sociologia
Um dos principais defensores do estado absolutista é Thomas Hobbes (1588 - 1679). Hobbes defendeu em sua obra Leviatã que no estado de natureza havia, inicialmente, a "guerra de todos contra todos". Para encerrar a questão, os homens firmaram um contrato social.
Nesse contrato, renunciariam à sua liberdade e receberiam em troca a segurança oferecida pelo Estado. A soberania sobre os súditos torna-se, assim, absoluta.
Como surgiu o estado absolutista?
O estado absolutista surgiu no processo de formação do Estado Moderno. Da mesma forma que o Mercantilismo surgiu na Europa centro-ocidental no fim da Idade Média.
Nome:Maria Eduarda,Maria Clara,Evellyn,Millena,Lorrayne,Mayrha
Comentários
Postar um comentário